Quem sou eu

Minha foto
A vida dedicada à Educação.Embora aposentada, continuo preocupada com a formação de nossas crianças e jovens. Tudo pela Educação.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

POR QUE AS CRIANÇAS NÃO BRINCAM MAIS DE ESCOLINHA?

"NASCI ENTRE LIVROS E ENTRE ELES QUERO MORRER." (Sartre)


De meu pai, leitor inveterado, herdamos, meus irmãos e eu, o gosto pelas letras. Embora tenha frequentado por pouco tempo a escola formal, na imagem que tenho dele há sempre um livro e um instrumento musical (lia de tudo e tocava todos!). Tinha sede de conhecimento e uma sensibilidade musical de dar inveja!
Minha mãe, ensinou-me as primeiras letras quando percebeu o meu desejo de decifrar o que estava escrito num pedaço de jornal, que embrulhava uma pedra de sabão que me pedira pra comprar no armazém vizinho. Foi ela, com um "método próprio" - e, hoje, moderno! - quem me alfabetizou.
Não tenho dúvida, portanto, quanto a importância da minha família na sustentação do valor da escola como instituição sistematizadora do conhecimento, na minha formação.
A escola só tem realmente valor pra quem a sente como força natural do conhecimento. Talvez aí esteja o segredo : Despertar o desejo de conhecer e, portanto, construir na criança a importância da escola. Penso que isso seria a princípio, papel da família mas, por força das circunstâncias, é hoje mais uma responsabilidade do professor das séries iniciais ( e por que será que eles ganham menos que os outros?!!). A eles cabe a formação das "representações que os alunos constroem sobre a escola". A partir daí a criança vai gostar ou não, respeitar ou não a escola. (e, talvez, volte a brincar de escolinha com seus amiguinhos...)
Gostaria que todos tivessem consciência disso : professores e autoridades responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário