Quem sou eu

Minha foto
A vida dedicada à Educação.Embora aposentada, continuo preocupada com a formação de nossas crianças e jovens. Tudo pela Educação.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ACOLHIDA

"QUANDO AS COISAS ESTÃO DESABANDO, LEMBRE-SE DE MANTER A CABEÇA EM PÉ."
(Horácio)

Em todo início de ano letivo há uma preocupação que até já faz parte da programação da Secretaria de Educação, com a chegada dos alunos - novos ou não - na escola, para que se sintam acolhidos pela direção, corpo docente e funcionários. Atividades prazerosas, talvez um mini-campeonato na quadra e até um lanche caprichado, de forma a promover a integração da meninada.
O interessante é que é pouco ou quase nada valorizada a iniciação dos educadores novos na escola, sejam eles experientes ou recém-formados, o que deveria exigir especial cuidado por parte do Coordenador Pedagógico e dos gestores de um modo geral. Cada unidade escolar tem suas especificidades e portanto, projetos em andamento que devem ter continuidade, regras já discutidas que deram certo e que se pretende levar adiante, características da comunidade que devem ser conhecidas, enfim, tudo o que de uma certa forma, vai dar mais segurança ao professor que chega. Uma acolhida carinhosa também é muito bom.
Tenho tido informações sobre tumultos que têm acontecido, tanto no âmbito municipal quanto no estadual, no processo de atribuição de aulas. Fico imaginando como será, particularmente neste ano, a recepção dos novos integrantes do corpo docente das escolas de nossa cidade, depois da disputa que enfrentaram, desde a gritaria sobre a lista de classificação até protestos de professores durante a atribuição de aulas, empunhando como bandeiras, liminares concedidas (que foram cassadas depois !).
Chegarão abatidos, estressados, cansados, desmotivados, injustiçados, com um ranço tão grande que, tenho certeza, vai refletir negativamente no planejamento de suas ações pedagógicas. A recepção vai virar decepção.
NINGUÉM MERECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário