Quem sou eu

Minha foto
A vida dedicada à Educação.Embora aposentada, continuo preocupada com a formação de nossas crianças e jovens. Tudo pela Educação.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

...e a disciplina, como vai?

"Seja forte o suficiente para que nada atrapalhe sua tranquilidade mental...nem mesmo um aviãozinho de papel voando no fundo da sala enquanto você fala."(anônimo)


A escola de hoje vive ainda um dilema mal resolvido entre a autoridade e a liberdade na sala de aula. Procurando superar o autoritarismo da escola tradicional, acaba resvalando no outro extremo tão perigoso quanto o primeiro: a licenciosidade.
Em nome de uma escola dita democrática aparece a figura do professor bonzinho, moderno, amigão, "generoso" que todos nós conhecemos e que perdendo os limites necessários, transforma a liberdade pretendida em prejuízo na sua autoridade de mestre. É claro que uma liberdade mal dirigida desequilibra o ambiente pedagógico fazendo desandar todo o trabalho.
É aí que reside o desafio para nós que buscamos esse meio termo. Como fazer para que a liberdade assuma a necessidade do limite, sem cair no autoritarismo ?Da harmonia entre autoridade e liberdade, intermediada pelo limite, é que resulta a disciplina desejável e necessária à prática docente.
É preciso, portanto, jogo de cintura, tolerância, respeito, carinho, mas também segurança, firmeza, atitude de mestre e muita competência, caso contrário sua cabeça vai sim, virar aeroporto de aviãozinho de papel....

Nenhum comentário:

Postar um comentário