Quem sou eu

Minha foto
A vida dedicada à Educação.Embora aposentada, continuo preocupada com a formação de nossas crianças e jovens. Tudo pela Educação.

domingo, 5 de julho de 2009

FAMÍLIA X ESCOLA

" A dificuldade para educar uma criança é enorme. Mas o custo de não educá-la é incalculável."

Houve um tempo em que os pais tinham a consciência de que eram os responsáveis pela educação dos filhos. Apesar dos muitos afazeres e preocupações com trabalho, dificuldades financeiras, que como hoje também existiam, arranjavam tempo para dedicar diversas horas de atenção às suas crianças e jovens, com boas conversas ao redor da mesa no fim do dia. Ouvindo e sendo ouvidos, esses momentos quase sempre garantiam uma interação entre eles, fundamental na formação dos mais novos. Enquanto experiências de vida eram partilhadas, ali ficava evidenciada a relação de força e poder que um pai responsável deve demonstrar em suas relações com os filhos. Nesse tempo também, a escola era encarada como uma instituição onde se ia para aprender, pois a família era (será que não devia dizer, é?) o berço da formação de regras, limites e valores.
Hoje, grande parcela da responsabilidade do processo educacional foi transferida para a escola por "absoluta falta de tempo dos pais"! Tudo bem que os tempos são outros, mas nada substitui a obrigação da família na construção dos valores, regras e limites para os filhos. A criança, o jovem, precisa sentir a força e a autoridade de seus responsáveis. Necessita de alguém firme, corajoso, poderoso mesmo, que cuide e zele dele para que ele se torne também, forte corajoso e responsável.
Porém, ao contrário disso tudo, estamos vendo uma geração de adultos cada vez mais sem voz e, consequentemente, jovens cada vez mais sem limites, sem educação de berço. E sabe onde eles vão cair? Na sala de aula, em cima da cabeça de um pobre professor mal pago , que precisa "rebolar" para conseguir (e nem sempre consegue ) ser ouvido, para realizar o trabalho que planejou.
E ainda dizem que o mau resultado na educação é culpa do professor ???!!!


Um comentário:

  1. é a terceirização da família.
    País que delegam poderes a outros para educarem seus filhos...., infelizmente dá nisso!!!

    ResponderExcluir