Quem sou eu

Minha foto
A vida dedicada à Educação.Embora aposentada, continuo preocupada com a formação de nossas crianças e jovens. Tudo pela Educação.

domingo, 2 de agosto de 2009

A PAIXÃO DE ENSINAR

"SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ALGUMA COISA DA MESMA MANEIRA HÁ DEZ ANOS, PROVAVELMENTE ESTÁ FAZENDO ALGO ERRADO." (CHARLES KATTERING).


O século XXI trouxe consigo uma transformação nunca vista na história de Humanidade provocada pela revolução da informação, trazendo mudanças na organização da sociedade, na economia, na cultura e, é claro na educação. Houve, portanto, mudança radical em quase todos os setores e com ela novas necessidades e novas exigências tiveram que ser atendidas, novas capacidades pessoais foram estimuladas e valorizadas.
E nós, profissionais da educação, trabalhadores do conhecimento, temos as competências essenciais para orientarmos nossos "clientes" a enfrentar esse mundo novo? Somos capazes de planejar, resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em grupo, liderar, partilhar ideias, avaliar, usar a tecnologia que aí está, agir com ética, honestidade, responsabilidade, demonstrar elevada auto-estima? Não me é possível ajudar meu aluno a desenvolver valores, conhecimentos e novas competências se eu não os tenho!
Qualquer mudança é difícil mas se é preciso mudar o professor tem que se reinventar : ser um verdadeiro modelo de aprendiz para crescer sempre, fazer mudanças profundas na práticas pedagógicas o que significa ter compromisso com a excelência de seu trabalho, e muito mais... Isso, mesmo sem contar com o reconhecimento daquelas autoridades responsáveis pela valorização da carreira que você escolheu! ...
Mesmo que seus esforços sejam vistos com indiferença, não desanime ! Tudo pela paixão de ensinar!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário